Alunos do Colégio Francisco Menezes /2007.
Halloween no Sítio do Pica Pau Amarelo.
Present Continuous Tense Afirmativa .
****************************
Singular * verbo auxiliar são: am, is, are
***********************
I am working
You are working
He is working
She is working
It is working
****************************
Plural * verbo auxilar é ARE
****************************
We are working
You are working
They are working
Lembre que eu falei para vocês, na sala, que o present continuous tense tem a seguinte estrutura: sujeito, verbo auxiliar to be, verbo principal e em seguida acrescente a partícula ING. O bserve esta frase: "Walmir is teaching English". Quem é o sujeito da oração? Walmir, quem é o verbo auxiliar to be? is Quem é o verbo principal? teach. O que foi acrescido no teach (verbo principal)? ing ou seja a partícula que complementa com o verbo auxiliar to be o present continuous tense.
Lembre, ainda, eu falei que o presente contínuo é usado para indicar ações que:
1. estão em processo no exato momento em que falamos,
2. são compromissos programado para o futuro,
3. acontecem ao logo de um determinado tempo (temporárias)
Vou lhe dar alguns exemplos
01- I ___________________ (work) in my garden
►sujeito I (eu)
►verbo auxiliar to be, qual vou colocar?
resposta: como o sujeito é I, usarei o verbo auxiliar am. Se fosse o sujeito he, she, it ou nome de pessoa (uma pessoa, ou um objeto) ou singular usaria is. Entretanto, se fosse o sujeito we, you, they ou plural usaria are.
Vamos ver um resumo?
[PARA EXPLICAÇÃO COMPLETA► [AQUI]
Present Continuous Tense Forma NEGATIVA
PROFESSOR WALMIR
************************
Singular
***********************
I am NOT working
You are NOT working
He is NOT working
She is NOT working
It is NOT working
***********
Plural
***********
We are NOT working
You are NOT working
They are NOT working
[PARA MAIS DETALHES NEGATIVA[► AQUI]
Present Continuous Tense Forma INTERROGATIVA
**************************************************
Singular
**************************************************
Am I working?
Are you working?
Is he working ?
Is she working ?
Is it working?
**************************************************
Plural
**************************************************
Are we working?
Are you working ?
Are they working ?
**************************************************
►
MAIS DETALHES: PRESENT CONTINUOUS TENSE AQUI.
Pergunte que professor Walmir Responde (com base em e-mails dos usuários).
1. Eu preciso de explicação clara do present continuous tense ou do present progressive. Onde encontro?
Resposta de professor Walmir: acesse :
2. Professor Walmir, o senhor tem algum vídeo ou pode indicar algum que explique present continuous tense?
Resposta de professor Walmir: sim posso indicar. Acesse:
PRESENT CONTINUOUS TENSE AFIRMATIVA PARA VER VÍDEO [AQUI].
3. Professor Walmir, eu preciso estudar as formas afirmativa, negativa, interrogativa. Onde encontro no seu blog?
Resposta de professor Walmir. Verifique nestes links.
Present Continuous Negativa PARA EXPLICAÇÃO [AQUI]
EXERCÍCIO
1a) Preencha todas as frases abaixo na forma AFIRMATIVA, usando os verbos do parêntese.
Resposta exemplo: AFIRMATIVA
I _ am driving_ to my English class at FCM (drive) ****************************************************
2a) Passe as mesmas todas as frases abaixo na forma NEGATIVA usando os verbos do parêntese.
*****************************************************
Resposta exemplo: NEGATIVA
I _ am driving_ to my English class at FCM (drive) ****************************************************
3a) Passe as mesmas frases abaixo para forma INTERROGATIVA usando os verbos do parêntese.
a) I ___ to my English class at FCM (drive)
*****************************************************
Resposta exemplo: INTERROGATIVA
Am I driving_ to my English class at FCM? (drive)
****************************************************
RESPONDA E APRENDA MAIS
Antes de responder preste atenção a esta observação:
Alguns
verbos não podem ser usados como “present continuous tense ou progressive”, ou seja, são
aqueles verbos que comumente não usamos na forma continuous tense ou
progressive. São verbos estáticos, isto é, por não serem de ação, e não poderem
expressar aspecto “progressive” ou continuous tense. A exemplo de verbos que
expressam: sentimentos, sensações,
comunicação, pensamentos, etc.
Verbos
que não podem ser usados no continuous tense ou pregressive, é porque não existem neles (ou
não possuem) uma ação de fato, ou uma atividade expressa. Quando a ação vem até
você o verbo não irá expressar continuous tense ou progressive. No verbo hear,
por exemplo, o ato de ouvir chega até você. Aquela sensação de ouvir uma música
que chega até seu ouvido sem pedir licença, lhe apoquenta, amofina e enfada. É, por exemplo, aquela música que seu vizinho toca e lhe dá uma sensação de incomodo.
No
entanto, com listen a situação é outra, pois você busca, você quer escutar, você quer
listen. Veja que com listen você tenta ouvir, você tenta hear. Aqui você é que
quer listen (escutar) e busca hear. Há uma ação neste sentido, um esforço, suas
ações caminham neste direção e não na sensação.
Não
se assuste, contudo, ou fique atônito se
você encontrar esses verbos em músicas, ou em filmes, a usar contiunous tense
ou progressive, visto que nas artes é possível subverter as normas. Pense que em português ocorre o mesmo, já que a gramática normativa dá uma orientação (ou
estabelece uma regra), entretanto nós ouvimos nas ruas, músicas, programas
televisivos e até jornais algo totalmente diferente.
Comunicação
|
Agree, desagree, deny,
mean, surprise, satisfy
|
Pensamento
|
Imagine, believe, know,
mean, realize, recognize, remember, understand,
|
Verbos
que indicam sentiment, emoção
|
Like, Love, hate, dislike,
fear, envy, prefere, want, wish
|
Sensações
|
Appear, feel, hear, see,
seem, smell, sound, taste,
|
Outros estados
|
Be, belong, depend,
concern, owe, involve, matter, need,
|
Verbos abstratos
|
Be, want, cost, exist,
owe, contain, own,
|
Verbos
que dão idéia de posse
|
Belong,
possess,
|
Verbos
que para alguns autores podem ser usados duplamente
|
To apear, to have, to
hear, to look, to miss, to see, to smell,
|
b) You _______________ so hard today (work)
c) He ___ _______________to bed (go)
d) She _______________ a great day in Camaçari now (have)
e) It __________________ (rain) at this moment
f) We ________________ to be a supermarket managerm (train)
g) You ___ _____________the Félix School party (enjoy)
h) They ___________________ German at Catholic Universiy (learn)
i) Pedro and João ___________ English with Mr. Walmir Francisco Menezes High (study)
j) Walmir ___________ about the economic situation of Salvador city at Catholic University (talk)
l) Carlos and Luis ____________________ a lot of noise these days (make)
k) You and I _____________________ to concentrate on the cost of living. (try)
l) José, Félix and your sister ______________________ to the radio in class now ( listen)
m) The population of the Bahia state _____________________ vey fast. (rise)
n) He __________________________________________ in Bahia (live)