Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Present Continuous Afirmativa

►Clique na imagem para ver o slide do present continuous tense.
Present Continuous Tense Forma AFIRMATIVA
VEJA O VÍDEO ABAIXO.

http://professorwalmir.blogspot.com.br/2013/02/blog-post_1.html
SLIDE PRESENT CONTINUOUS TENSE [AQUI
*********************************
Singular * verbo auxiliar são: am, is, are.
*********************************
I am working (1ª pessoa do singular)

 *********************************

You are working (2ª pessoa do singular)


 *********************************
He is working  (3ª pessoa do singular)
She is working
(3ª pessoa do singular)
It is working   
(3ª pessoa do singular)
*********************************
 Plural * verbo auxiliar é ARE
*********************************
We are working (1ª pessoa do plural)
You are working
(2ª pessoa do plural) 
They are working (3ª pessoa do plural)

Lembre que eu falei para vocês, na sala, que o present continuous tense tem a seguinte estrutura: sujeito, verbo auxiliar to be, verbo principal e em seguida acrescente a partícula ING. O bserve esta frase: "Walmir is teaching English". Quem é o sujeito da oração? Walmir, quem é o verbo auxiliar to be? is. Quem é o verbo principal? teach. O que foi acrescido no teach (verbo principal)? ing, ou seja, a partícula que complementa com o verbo auxiliar to be o present continuous tense.

Vou lhe dar alguns exemplos
01- I ___________________ (work) in my garden
►sujeito I (eu)
►verbo auxiliar to be, qual vou colocar?
resposta: como o sujeito é I, usarei o verbo auxiliar am. Se fosse o sujeito he, she, it ou nome de pessoa (uma pessoa, ou um objeto) ou singular usaria is. Entretanto, se fosse o sujeito we, you, they ou plural usaria are
► verbo principal?
é o que está, no caso da frases acima 01, entre parênteses, ou seja work e em seguida adiciono "ing". Fica assim work + ing = working.
FINAL: I am working
I _am_working_ (work) in my garden
************************

02- you___________________ (arrive) in my house
►sujeito you (você)
►verbo auxiliar to be, qual vou colocar?
resposta: como o sujeito é you, usarei o verbo auxiliar are. Se fosse o sujeito he, she, it ou nome de pessoa (uma pessoa, ou um objeto) ou singular usaria is. Entretanto, se fosse o sujeito we, you, they ou plural usaria are

► verbo principal?

é o que está, no caso da frases acima 02, entre parênteses, ou seja arrive. Observe com atenção que arrivE termina com a letra "E". Neste caso eu retiro a letra "e", ficando assim arriv e em seguida adiciono "ing". Fica assim arriv(eu tirei a letra e do verbo) + ing = arrivng.
FINAL: You are arriving
you _are_arriving_ (arrive) in my house
03- he ___________________ (study) in my school
►sujeito he (ele)
►verbo auxiliar to be, qual vou colocar?
resposta: como o sujeito é he, usarei o verbo auxiliar is. Se fosse o sujeito he, she, it ou nome de pessoa (uma pessoa, ou um objeto) ou singular usaria is. Entretanto, se fosse o sujeito we, you, they ou plural usaria are, se fosse I usaria am.

► verbo principal?

é o que está, no caso da frases acima 03, entre parênteses, ou seja study e em seguida adiciono "ing". Fica assim study + ing = studying.
FINAL: You are arriving
Correspondência em português:

I =eu =pronome sujeito

am = estou = v. aux. to be

working = trabalhando = v. principal WORK acrescido de ING, correspondendo a NDO.

RELACIONADOS:

Alguns verbos não podem ser usados em “continuous tense ou progressive”, ou seja, são aqueles verbos que comumente não usamos na forma continuous tense ou progressive. São verbos estáticos, isto é, por não serem de ação, e não poderem expressar aspecto “progressive” ou continuous tense. A exemplo de verbos que expressam:  sentimentos, sensações, comunicação, pensamentos, etc.

Verbos que não podem ser usados no continuous tense ou pregressive não existem neles (ou não possuem) uma ação de fato ou uma atividade expressa. Quando a ação vem até você o verbo não irá expressar continuous tense ou progressive. No verbo hear, por exemplo, o ato de ouvir chega até você. Aquela sensação de ouvir uma música que chega até seu ouvido sem pedir licença, lhe apoquenta, amofina e enfada. Aquela música que seu vizinho toca lhe dá uma sensação de incomodo.

No entanto, com listen a situação é outra você busca, você quer escutar, você quer listen. Veja que com listen você tenta ouvir, você tenta hear. Aqui você é que quer listen (escutar) e busca hear. Há uma ação neste sentido, um esforço, suas ações caminham neste direção e não na sensação.

Não se assuste, contudo,  ou fique atônito se você encontrar esses verbos em músicas, ou em filmes, a usar contiunous tense ou progressive. Pense que em português ocorre o mesmo,  a gramática normativa dá uma orientação (ou estabelece uma regra), entretanto nós ouvimos nas ruas, músicas, programas televisivos e até jornais algo totalmente diferente.

Comunicação
Agree, isagree, deny, mean, surprise, satisfy
Pensamento
Imagine, believe, know, mean, realize, recognize, remember, understand,
Verbos que indicam sentiment, emoção
Like, Love, hate, dislike, fear, envy, prefere, want, wish
Sensações
Appear, feel, hear, see, seem, smell, sound, taste,
Outros estados
Be, belong, depend, concern, owe, involve, matter, need,
Verbos abstratos
Be, want, cost, exist, owe, contain, own,
Verbos que dão idéia de posse
Belong, possess,
Verbos que para alguns autores podem ser usados duplamente
To apear, to have, to hear, to look, to miss, to see, to smell,

Present Continuous Tense: EXERCÍCIO ANI

PRESENT CONTINUOUS TENSE EM VÍDEOS SELECIONADOS

VÍDEO 1 [AQUI] AFFIRMATIVE, NEGATIVE, INTERROGATIVE (QUESTION) FORMA PORTAL EB LOG
VÍDEO 2 [AQUI] EXEMPLOS COM PRESENT CONTINUOUS TENSE OR PRESENT PROGRESSIVE POR YOUTUBE

Nenhum comentário: