Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pronomes pessoais retos, oblíquos e informações

Pronomes – Português►Pronome Pessoal
São formas RETAS ou SUBJETIVAS, isto é, empregam-se como sujeito:
Singular Plural
1a eu 1a nós
2a tu 2a vós
3a ele, ela 3a eles, elas


Pronomes Pessoais Oblíquos ( objetivos diretas
1a me / nos
2a te, você, o, a, vos / vocês, os, as. Obs= "SE", singular e plural, exclusivamente reflexivo
3a o, a/os, as. Obs= "SE", singular e plural, exclusivamente reflexivo

Pronomes Pessoais Oblíquas ( objetivas indiretas

a) átonas
1a me / nos
2a te, lhe ( a você) vos / lhes (a vocês) Obs= "SE", singular e plural, exclusivamente reflexivo
3a lhe (a ele, a ela)/lhes (a eles, a elas)Obs= "SE", singular e plural, exclusivamente reflexivo


Pronomes Pessoais Oblíquas ( objetivas indiretas
a) tónicas (sempre regidas de preposição)
mim ti, você
nós vós, vocês
POSSESSIVOS
Singular
1a eu meu(s) - minha(s)
2a tu teu(s) - tua(s)
3a ele(você) seu(s) - sua(s)
Plural
1a nós nosso(s)-nossa(s)
2a vós vosso(s)-vossa(s)
3a eles(vocês) seu(s) - sua(s)

Pronomes Indefinidos
1o Grupo
1. Referentes a pessoas
quem, alguém, ninguém, outrem
2. Referentes a coisas
que, algo, tudo, nada
3. Referentes a lugares
onde, algures, alhures, nenhures
2o Grupo
- todo, toda, todos, todas;
-algum, alguma, alguns, algumas;
-vários, várias;
- nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas;
- certo, certa, certos, certas;
- outro, outra, outros, outras;
- muito, muita, muitos, muitas;
- pouco, pouca, poucos, poucas;

RELACIONADOS:

Nenhum comentário: