Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Currículo Escolar

Repensar o currículo é uma tarefa que exige reconsiderar, pensar repetitivamente e com insistência na matéria a fim de preencher, na medida do possível todas as variáveis que vão questionar as mudanças a serem propostas;  já que, no que diz respeito a sociedade é preciso considerar inconsistências que advirão desse posicionamento. Abruptas mudanças, mesmo que sejam para inovar, trazem consigo necessidades de “ajustes” a fim de que a adesão seja uníssona, na medida do possível, para atender as variáveis formas e nuances do saber científico.

Desde a década de 80 que leciono língua inglesa, inicialmente no Instituto de Idiomas Policenter e em seguida outras Unidades de Ensino. Naquela época tínhamos o gravador, que utiliza fita cassete, a qual era importados da Inglaterra ou Estados Unidos, visto que a proposta era levar o aluno a imersão do idioma. Novidade na época e de grande interesse dos alunos do Instituto de Idiomas, que era uma entidade privada. Os alunos desejavam e queriam aprender inglês por vontade própria ou cobrança dos pais. Sem deixar de mencionar que os livros e fitas eram caros, pois eram com já citei importados.

A experiência adquirida  iniciativa privada tentei levar para a escola pública, no bairro de Plataforma, Colégio Luiz Rogério, até mesmo no trato com os alunos; ou seja, mais negociação e convencimento num diálogo democrático e na tentativa de fazê-los ver a importância do idioma. Indiretamente estaria eu na gênese de repensar não o currículo, mas a forma de abordar os conteúdos da disciplina e as relações com os alunos. Ruína está é a palavra, que acredito ser a melhor, para descrever a experiência com os alunos: indisciplinados, faltas generalizadas, não participavam das atividades e conversavam paralelamente na sala, como se lá eu não estivesse. O treinamento oral era uma quebra de braço, visto que os alunos não queriam, questionavam que nunca iriam viajar para “terra de gringo”, outros simplesmente não treinavam a pronúncia. No dia da avaliação alguns recusaram fazer as provas, com a alegação de que nunca viram aquele assunto. Uns outros mostravam o caderno vazio, justamente os que conversavam, posto que eu não cobrava o caderno. Do exposto, vê-se que em uma única disciplina, com um único professor ocorreram vários eventos achacáveis, imagine-se isso no conjunto da sociedade.

Um líder comunitário chegou até mim e disse (não recorda todas as palavras, porém o conteúdo foi este): “professor esses meninos não estão preparados para este tipo de aula. O senhor precisa ‘impor regras, cobrar deles’ um comportamento mais civilizado, mostrar quem é a autoridade na sala”. O líder comunitário não possuía a formação acadêmica, não passou pela sabedoria científica; entretanto, tinha o saber da vivência, da lida com pessoas e suas inconstâncias. Esse fato demonstra que repensar o currículo significa, também, olhar o mundo além dos muros e fazê-los aos poucos. As pessoas precisam quebrar paradigmas erguidos pelas estruturas de seu mundo. Em nenhum momento, antecipo a dizer, está se justificar o imobilismo do currículo. Não é este o pensamento, quer se  fazer refletir o currículo por várias mãos e saberes, considerando todas as ciências e suas singularidades.

A fragmentação curricular só nos leva ao isolacionismo das ciências, impede o circular entre os conhecimentos. A fragmentação “do tipo coleção (BERNSTEIN, 1988) implica não somente um desejo, mas uma vontade política que vá além do discurso, redimensionando velhos paradigmas ou concepções eu muitas vezes estão arraigados em nossa formação, acreditando no novo, porque na construção de uma proposta curricular não podemos negligenciar que “[...]é preciso levar em consideração que existem diferentes classes de conhecimento e que cada uma delas é reflexo de determinados propósitos, perspectivas, experiências e valores humanos” (SANTOMÉ, 1988, p.100).”. Vê-se, por conseguinte, acopla-se no que ocorreu comigo na escola onde os alunos e pais de alunos possuíam concepções rígidas, arraigadas, que para eles foi a forma como aprenderam. Trazer um pensamento inovador é lutar com paradigmas institucionais fincado nos convencionalismos de então.

Construir uma nova concepção curricular necessariamente não quer dizer destruir, jogar no tapete do quintal as experiências do passado, pois muitos dos alunos de hoje aprenderam sob aquele manto. É primordial salvar aquele conhecimento que formou muitas gerações e caminhar lado a lado e fazendo ajustes necessários a modernidade. É notório que o jovem do passado não possuía internet, ipod, celular, tablet e todo apanhado tecnológico que permeiam as vidas dos jovens da atualidade. Inclusive as brincadeiras eram nas ruas, nos pátios, nas vizinhanças, o que hoje é sobre “divices” que enchem os lares; caminhando junto com o educando em direção a sala de aula. Implica que o currículo deve contemplar essas novidades sob pena de ficarem obsoletos a escola e o currículo.

Destarte, “o upgrade” , usando um vocábulo da moda, do currículo passa pela vontade dos professores, sociedade como um todo. Na busca do aperfeiçoamento da sociedade e  perseguindo o que seja importante para o seu aprimoramento (currículo). Imperativo é quebrar paradigmas  nas crenças, concepções no intuito de buscar o bem comum. Todos envolvidos devem protagonizar contribuições que assentem em cheque os modelos vigentes então. Um currículo deve possuir linhas reflexivas a fim de que o trabalho pedagógico supere os limites, a acentuada divisão de classes sociais, divisão do trabalho, conteúdos desarticulados, compartilhados e hierárquicos de tom insulados. As novas tecnologias devem ser integradas a este de modo a fazer parte do cotidiano da escola.

Nenhum comentário: