Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Reflexive Pronouns - Pronome Reflexivo

Olá,  vamos a nossa revisão de pronomes reflexivos, porém não custa lembrar que este material se destina aqueles alunos que por algum motivo não assistiu a aula, ou não pode. Em linhas gerais:  pronome reflexivo é um tipo especial de pronome. O pronome reflexivo (redundância intencional )é usado quando o objeto de uma oração é o mesmo  como sujeito.  Isto é,    são aqueles que indicam que a ação do sujeito reflete nele próprio e os pronomes recíprocos  indicam que  ação é mútua entre os sujeitos.
Pronome pessoal
Pronome reflexivo
I          1ª singular
Myself
You     2ª singular
Yourself
He       3ª singular
Himself
She      3ª singular
Herself
It          3ª singular
Itself
We       1ª plural
Ourselves
You      2ª plural
Yourselves
They    3ª plural
Themselves
Quando eu figo: “proteja si do  sol”, quero com isso que você se proteja dos raios solares que iram refletir sobre você (sujeito). Você é que deve proteger a você mesmo. Assim, usamos os pronomes reflexivos (veja tabela acima) quando a mesma pessoa pratica e é afetada pela ação. No caso, o sol afeta a pessoa, então ela deve proteger-si  (da ação dos raios solares)

Regras para uso do reflexive pronouns
1-Usado quando se quer enfatizar o sujeito. Exemplo: num trabalho de equipe com 8 alunos, apenas um fez e os outros só assinaram os nomes.  Então a equipe se desentende e o aluno que fez diz:
I did it  myself. Ou seja, eu mesmo fiz (eu fiz isso eu mesmo). Ninguém veio me ajudar

2-Quando do sujeito e o objeto são o mesmo. Eu me feri, ou seja, eu estava  com a faca para cortar a carne. Dei um vacilo e me cortei. Veja eu, sem ninguém, me cortei. Você está jogando bola, conduz sozinho e na frente do goleiro você cai e se machuca sozinho, ou seja, ninguém tocou em você por si só se machucou.
I hurt myself
They hurt themselves

Outro exemplo legal você quer tirar uma foto de si mesmo, então você lança mão do selfie. Selfie é uma palavra de origem inglesa de self-portrait, que em português significa autoretrato. Selfie vem a ser uma foto que você tira de si próprio e depois compartilha nas redes sociais.
 I take a photo of myself
He takes a photo of himself

3- Você irá perceber que aqui se iguala de algum modo a 2, pois: os  reflexivespronoun  são usados como o objeto de uma preposição, isto quando o sujeito e o objeto são os mesmos. Exemplo hoje é meu aniversário, passo numa loja, compro um presente, peço para embalar para presente e dou a mim mesmo. Ou seja, comprei um presente para mim mesmo.
I bought a gift (present) for myself.
Correspondente em Portuguese:

Pessoa pessoal
Pronome reflexivo
Eu 1ª pessoa do singular
Me
Tu 2ª pessoa do singular
Ti 
3ª pessoa do singular
=Ele  Masculine
=Ela  Feminine
.
Si, consigo
Si, consigo
Nós 1ª pessoa do plural
Nos
Vós 2ª pessoa do plural
Vos
3ª pessoa do plural
=  Eles Masculine
= Elas  Feminine
.
Sigo, consigo
Sigo, consigo

Referências:
Aprenda português [aqui]
British Council [aqui]
Português.com [aqui]
University of Victoria [aqui]

Nenhum comentário: