Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto EAD-Escola Félix

►[MENU EJA] [MENU INGLÊS]

HISTÓRIA OBJETIVOS [AQUI]

EIXOS TEMÁTICOS E CONTEÚDOS [AQUI]

CONTEÚDOS EJA 04/05 [AQUI]

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA [AQUI]

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO-SEDUC

ESCOLA FÉLIX JOAQUIM DE MORAES

CO COORD. PEDAGÓGICA: ELIEMÁRIA FERNANDES


EJA [MENU AQUI]

PROJETO DE CURSOS GRATUITOS EAD ONLINE

CAMAÇARI, 2011

PREFÁCIO

A Qualificação Profissional e Educação de Jovens e Adultos é um projeto de integração entre a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional, o qual possibilita a construção e a consolidação de uma proposta educacional dentro da perspectiva de uma política de inclusão social emancipatória.
Nessa perspectiva estamos implantando na Escola Félix Joaquim de Moraes um projeto de Cursos gratuitos EAD online, onde os alunos poderão ter acesso ao computador realizando cursos de qualificação profissional e recebendo sues respectivos certificados online.
Esperamos contribuir para uma proposta educacional dentro da perspectiva de uma política de inclusão social, bem como favorecer uma aprendizagem mais qualificada aos educando da EJA, aproximando da sua realidade social, cultural e econômica.

SUMÁRIO

-Capa
-Prefácio
-Sumário
-Sobre o projeto
.Curso de qualificação
.Objetivo
.Público alvo
.Carga horária
.Período de realização
.Horário de atendimento
-O que é Educação a Distância
-Cursos gratuitos online pelo SENAI com certificado
-Passo a Passo
-EAD na Escola Félix Joaquim de Moraes
-Considerações finais
-Equipe Félix

SOBRE O PROJETO

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
Cursos gratuitos EAD online

OBJETIVO
Os cursos têm por objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho.

PÚBLICO-ALVO
Os alunos da EJA-Eixo IV E Eixo V

CARGA HORÁRIA
De acordo com o curso que o aluno escolher.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
06/10/11 á 15/12/2011

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda á sexta-feira, das 19h ás 22horas.

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

“Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Na expressão "ensino a distância” à ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.


Hoje temos a educação presencial, semipresencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semipresencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação. Outro conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular.


No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação. Há modelos exclusivos de instituições de educação a distância, que só oferecem programas nessa modalidade, como a Open University da Inglaterra [OPEN UNIVERSITY] acesse]ou a Universidade Nacional a Distância da Espanha. A maior parte das instituições que oferecem cursos a distância também o faz no ensino presencial. Esse é o modelo atual predominante no Brasil. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação à distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo. Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também se altera.


Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor... Haverá, assim, um intercâmbio maior de saberes, possibilitando que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento, muitas vezes à distância. O conceito de curso, de aula também muda. Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis. O professor continuará "dando aula", e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula. Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento. As crianças, pela especificidade de suas necessidades de desenvolvimento e socialização, não podem prescindir do contato físico, da interação.


Mas nos cursos médios e superiores, o virtual, provavelmente, superará o presencial. Haverá, então, uma grande reorganização das escolas. Edifícios menores. Menos salas de aula e mais salas ambiente, salas de pesquisa, de encontro, interconectadas. A casa e o escritório serão, também, lugares importantes de aprendizagem. Poderemos também oferecer cursos predominantemente presenciais e outros predominantemente virtuais. Isso dependerá da área de conhecimento, das necessidades concretas do currículo ou para aproveitar melhor especialistas de outras instituições, que seria difícil contratar. Estamos numa fase de transição na educação à distância. Muitas organizações estão se limitando a transpor para o virtual adaptações do ensino presencial (aula multiplicada ou disponibilizada). Há um predomínio de interação virtual fria (formulários, rotinas, provas, e-mail) e alguma interação on-line (pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes).


Apesar disso, já é perceptível que começamos a passar dos modelos predominantemente individuais para os grupais na educação à distância. Das mídias unidirecionais, como o jornal, a televisão e o rádio, caminham para mídias mais interativas e mesmo os meios de comunicação tradicionais buscam novas formas de interação. Da comunicação off-line estamos evoluindo para um mix de comunicação off e on-line (em tempo real). Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados. De agora em diante, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtual-presencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando períodos de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicação conjunta. Alguns cursos poderão fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outros será importante compartilhar vivências, experiências, idéias.


A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor numa tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site do programador na Internet ou outros bancos de dados. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas. Com o alargamento da banda de transmissão, como acontece na TV a cabo, torna-se mais fácil poder ver-nos e ouvir-nos a distância. Muitos cursos poderão ser realizados a distância com som e imagem, principalmente cursos de atualização, de extensão. As possibilidades de interação serão diretamente proporcionais ao número de pessoas envolvidas.


Teremos aulas a distância com possibilidade de interação on-line (ao vivo) e aulas presenciais com interação a distância. Algumas organizações e cursos oferecerão tecnologias avançadas dentro de uma visão conservadora (só visando o lucro, multiplicando o número de alunos com poucos professores). Outras oferecerão cursos de qualidade, integrando tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras, com foco na aprendizagem e com um mix de uso de tecnologias: ora com momentos presenciais; ora de ensino on-line (pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes); adaptação ao ritmo pessoal; interação grupal; diferentes formas de avaliação, que poderá também ser mais personalizada e a partir de níveis diferenciados de visão pedagógica. O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora. Bibliografia: LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997. LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997. NISKIER, Arnaldo. Educação à distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.


CURSOS GRATUITOS ONLINE PELO SENAI COM CERTIFICADO

“Após a revolução industrial pôde-se observar, em todo o mundo, um aumento acentuado do número de empresas. Com isso o número de empregos também aumentou. Mas neste momento os trabalhadores não tinham conhecimentos técnicos para trabalhar nas fábricas. Os empresários decidiram então, com permissão do governo federal brasileiro, criar o SENAI, que significa Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Este serviço funciona como uma escola técnica mantida pelas indústrias brasileiras visando formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Melhor que isso, muitos dos cursos oferecidos no SENAI são gratuitos, assim a pessoa, que quer ter uma profissão e entrar no mercado com um salário maior, não precisa pagar nada por sua formação e já sai de lá praticamente empregada.


Esta foi uma grande ação da força de empresários do setor, já que conseguiram unir a ação social, muito importante para o país, e também formar trabalhadores no moldes que precisam. Caso exista carência de determinada profissão nas fábricas, eles criam os cursos e captam seu pessoal diretamente de suas escolas. Com isso as indústrias economizam muito, uma vez que conseguem profissionais dispostos e treinados para exercerem suas funções. Para isso, não gastam muito com recrutamento, já que podem contratá-los diretamente dos centros de treinamentos profissionalizantes, que hoje estão em todo o território nacional”.

PASSO A PASSO

1-ACESSAR O SITE DO “SENAI” (ou outros sites de cursos online gratuitos a escolha do aluno).

2-CADASTRO
• Competências Transversais
• / ► Home
• / ► Cadastramento de novo usuário
IMPORTANTE: Antes de você iniciar o preenchimento do formulário, verifique AQUI se o seu navegador está habilitado a aceitar “cookies”.
IMPORTANTE: No campo unidade, selecione a unidade mais póxima para onde serão enviados os certificados.

Preencha com um novo nome de usuário e uma nova senha

LoginCampo obrigatório

SenhaCampo obrigatório

Complete com alguns dados pessoais

Endereço de emailCampo obrigatório

Email (outra vez)Campo obrigatório

Nome completoCampo obrigatório

RGCampo obrigatório

Orgão expeditorCampo obrigatório

Data de expediçãoCampo obrigatório

CPFCampo obrigatório

Data de nascimentoCampo obrigatório

SexoCampo obrigatório

RaçaCampo obrigatório

Portador de deficiênciaCampo obrigatório

Deficiência, caso seja portador

Cidade/MunicípioCampo obrigatório

EstadoCampo obrigatório

UnidadeCampo obrigatório

Endereço residencialCampo obrigatório

BairroCampo obrigatório

CEPCampo obrigatório

Nº do telefoneCampo obrigatório

Nº do celular

Estado civil

NacionalidadeCampo obrigatório

Cidade (Naturalidade)Campo obrigatório

Estado (Naturalidade)Campo obrigatório

Nome do Pai

Nome da Mãe ou responsávelCampo obrigatório

CPF da mãe ou responsável

RG da mãe ou responsável

Escolaridade

Nivel de escolaridade Campo obrigatório

SituaçãoCampo obrigatório

Tipo da instituiçãoCampo obrigatório

EscolaCampo obrigatório

Situação Ocupacional

Situação ocupacionalCampo obrigatório

Empresa

CNPJ

Profissão

Endereço

Bairro

Cidade

Estado

Telefone

3-ESCOLHA DO CURSO

Prezado aluno,
Seu certificado estará disponível nesse site no link "Gerar Certificado" que aparece abaixo do link "Avaliação Final" após aprovação no curso
Meus Cursos

Este é o curso de Legislação Trabalhista do Programa de Competências Transversais do SENAI. Clique no link acima para iniciar ou continuar seus estudos.
Bom trabalho!

Este é o curso de Educação Ambiental do Programa de Competências Transversais do SENAI. Clique no link acima para iniciar ou continuar seus estudos.
Bom trabalho!

Este é o curso de Segurança do Trabalho do Programa de Competências Transversais do SENAI. Clique no link acima para iniciar ou continuar seus estudos.
Bom trabalho!

Este é o curso de Empreendedorismo do Programa de Competências Transversais do SENAI. Clique no link acima para iniciar ou continuar seus estudos.
Bom trabalho!

Este é o curso de Propriedade Intelectual do Programa de Competências Transversais do SENAI. Clique no link acima para iniciar ou continuar seus estudos.
Bom trabalho!

Este é o curso de Tecnologia da Informação e Comunicação do Programa de Competências Transversais do SENAI. Clique no link acima para iniciar ou continuar seus estudos.
Bom trabalho!

4-MÓDULOS/ATIVIDADES

5-AVALIAÇÃO

6-CERTIFICADO


EAD NA ESCOLA FÉLIX JOAQUIM DE MORAES

Diante do exposto acerca da Educação a Distância e Cursos gratuitos online, fizemos uma pesquisa para sabermos quantos alunos tinham computadores em casa, quantos tinham acesso a internet através de lan house e outros, e quantos não tinham computadores, nem qualquer tipo de acesso a internet. Baseado nos dados alguns alunos foram convidados para se cadastrarem nos cursos gratuitos online oferecidos pelo SENAI.

A Escola disponibilizou computadores conectados a internet pra os alunos acessarem os cursos que lhes interessassem. Os cursos foram oferecidos nos dias de Estudo Orientados (dia em que os alunos não estão em sala de aula).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Escola Félix tem laboratório de informática, porém os equipamentos não funcionam a contento e a internet é muitíssimo lenta.Faz-se necessário rever esta questão para que a proposta da EJA para esta Escola tenha êxito,pois o computador é uma ferramenta imprescindível na EAD.

Vale ressaltar que a priori escolhemos o SENAI pela credibilidade desta tão conceituada empresa e pelo fato deste projeto ser piloto na Escola Félix. Em brevelistaremos outros cursos online gratuitos com certificado para os alunos se qualificarem.


EQUIPE FÉLIX:

GESTOR-ITAMAR ESTEVES DOS SANTOS


VICE-GESTORA-SILVIA BARRETO


COORD.PEDAG- ELIEMÁRIA FERNANDES DO CARMO FERREIRA


PROFESSORES (AS) E DISCIPLINA(S) QUE LECIONAM:


ANDRÉ LUIZ ALVAREZ ARAÚJO-GEOGRAFIA


ARLENE DE ARAÚJO COELHO- LING. PORTUGUESA


LÍDIO JORGE MASCARENHAS FILHO- CIÊNCIAS


RICARDINA BARBOSA DE SANTANA- HISTORIA/FILOSOFIA


VALMIR SOARES DE OLIVEIRA- MATEMÁTICA


ETINEVALDO-MATEMÁTICA


VIRGÍNIA – ARTES E ATV. LABORAIS


WALMIR SANTANA- LING. INGLESALink


►[MENU EJA] [MENU INGLÊS]

HISTÓRIA OBJETIVOS [AQUI]

EIXOS TEMÁTICOS E CONTEÚDOS [AQUI]

CONTEÚDOS EJA 04/05 [AQUI]

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA [AQUI]

Nenhum comentário: