ALUNO | PONTOS |
FABRÍCIA | 1,5 |
JOICE | 1,0 |
CLEITON | 1,5 |
TAINA MARQUES
| 1,0 |
JÉSSICA FERREIRA
| 1,0 |
NADJA | 1,0 |
TAINA SILVA
|
|
| 1,5 |
PROFESSOR WALMIR, VÍDEO 293: SEMANA DO FOLCLORE, PROJETO PEDAGÓGICO DE PROFESSORA ANA CRISTINA 2011, TURMA 8V4, 9ª ANO, PROFESSORES PARTICIPANTES, MARIA NINA, WALMIR SANTANA, ANA CRISTINA, EMERSON. APÓIO PROFESSORA ZENILDA DIRETORA DO FCM. OPERAÇÃO DO SOM CRITIANO.
Derivado do inglês folk, que quer dizer povo, e lore, que significa estudo, conhecimento, o folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo. Esse termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura popular europeia. Em 22 de agosto de 1846, ele publicou um artigo com o título "Folk-lore", na revista The Athenaeum, propondo a criação do termo. Com isso, o dia 22 de agosto tornou-se data de referência do surgimento do termo "folclore", que gradativamente se incorporou a diversas línguas. William John Thoms utilizava o termo folk-lore para indicar o conjunto de antiguidades populares. O conceito dirigia-se principalmente aos objetos da arte popular, o artesanato. Mas em seu famoso artigo, Thoms citava também usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrãos e superstições dos tempos antigos.
JOICE 1,0
Fatos narrados humoristicamente. Piada ou Anedota é uma história curta de final geralmente surpreendente e engraçado com o objetivo de causar risos ou gargalhadas (ou sensação de) no leitor ou ouvinte. É um tipo específico de humor que, apesar de diversos estilos, possui características que a diferenciam de outras formas de comédia.
CLEITON 1,0
Toninho, diga-me quantos são e os nomes dos Continentes.
- ?!
- Não me diga que não sabe?! Uma coisa tão simples, lembre-se das cinco vogais… Va!
Eu ajudo: Á..si..a
– Ai! Já sei! Ásia, Ésia, Ísia, Ósia e Úsia…
TAINA MARQUES 1,0
Qual é o cúmulo de um astrônomo?
Dar uma martelada num dedo e ver estrelas de dia!
JÉSSICA FERREIRA 1,0
Qual a semelhança entre o hospital e a matemática?
Ambos lidam com operações.
NADJA 1,0
Iam duas serpentes pelo deserto e uma pregunta à outra:
- Sabes se somos venenosas?
- Acho que não somos. Porque é que perguntas?
– Porque mordi a língua.
CLEITON 1,0
Um menino chamou o pai no meio da noite e disse:
— Pai, tem muitos mosquitos no meu quarto!
— Apague a luz que eles vão embora!
Logo depois apareceu um vaga-lume. O menino chamou o pai outra vez:
— Pai, socorro! Agora os mosquitos estão vindo com lanternas!
TAINA SILVA 1,5
VÍDEO 289 /
Folclore
O QUE SE ENTENDE SOBRE FOLCLORE?
O Folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam).
VÍDEO 291
O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil o folclore foi resultado da união da Cultura a partir da miscigenação de três povos (Europeu, Africano, Ameríndio ). O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido as influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada, por exemplo, no Nordeste na zona Litorânea as presenças das influências indígenas, Portuguesas e negra são que quase igualadas, já mais para o Sertão, a presença da Cultura negra não é muito marcante como no litoral .
VÍDEO 288
Lembrando que as manifestações folclóricas brasileiras, na sua grande maioria são manifestações de caráter de um povo mestiço, ou seja, sofrem influência de diversas raças, mas apresenta características próprias e que também a grande maioria são manifestações completas em caráter artístico, pois possuem elementos do Teatro, Dança, Musica e Artes Plásticas.
PROPOSTA PEDAGÓGICALINKS USADOS NA PESQUISA DO 8º ANO, TURMA 7M3.
►KLICJ EDUCAÇÃO
►COLA DA WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário