No sábado 07/11/2009 foi o encerramento da 3ª e última etapa do Halloween nos contos de Machado de Assis, cujos objetivos foram atingidos na sua plenitude. Isto porque agregaram-se: conhecimento da cultura estrangeira, do reforço e valorização da cultura nacional, folguedo e diversão a que foram imergido os educandos.
Os estudantes puderam conhecer não somente os contos machadianos, mas também, contatos com romances, poesia e a bibliografia desse gênio da literatura nacional. Foi educativo e motivador ver alunos ir a biblioteca, pesquisar na web, buscar informações sobre José Maria Machado de Assis.
Outro fenômeno foi a emoção que foi obtida no seminário da Escola Félix Joaquim de Moraes, no qual os alunos ficaram impressionados com um jovem discriminado, pobre e doente conseguiu “vencer a tudo em busca de seus sonhos”, frases repetidas pelos alunos do Eja Seg.BA da referida escola. Como foi motivador para os alunos saber da resiliência de um jovem no sentido de quebrar barreiras diversas e se tornar o maior escrito negro da literatura nacional, numa época marcada por altíssimo grau de pré-conceito
As aulas ministradas pelos alunos do Colégio Francisco da Conceição Menezes foram enriquecedora, pois levaram os aprendizes a pensar na via educação como forma de acessão social, melhoria da qualidade de vida e perspectiva de emprego e renda. Devido ao fato de, na atualidade, ser dado muito ênfase à idéia de que apenas a música, dança e assemelhados dão acessão e dignidade. A exposição de jovens em bandas, grupos diversos é uma interrogação para a juventude, na medida que a durabilidade e volatilidade das carreiras artísticas são um fenômeno que vão consumindo fugazmente ao surgir um outro, grupo ou ritmo encapado por grupos econômicos midiáticos.
Reflexões que foram surgindo nas discussões e conversas entre os educandos, claro que consoante a maturidade da turma variando da surpresa à indignação pela postura das pessoas da época de Machado de Assis. Alguns estudantes demonstraram não ter uma noção clara do que é escravidão, apenas depois de ler, refletir é que entenderam o quando danoso e desumano é um homem comprar e ser dono de outro. Este outro não direito a nada; seu único direito é o de ser nada, ter nada.
Na pesquisa a cerca do Halloween ao longo dos anos foram desmistificados conceitos demoníaco, na medida que alunos vão a campo fazer a pesquisa. A vertente de demoníaca ou não vai de pender do ângulo tomado na pesquisa, das fontes escolhidas e do pesquisador. Procurei sempre enfatizar para os alunos a importância da pesquisa como meio de informação, a necessidade de buscar fontes confiáveis a favor e contra; não fontes direcionadas e parciais. Resultado favorável em alguns alunos e noutros não sendo obtida tanta imparcialidade. É evidente que este ou aquele resultado não vai ser caracterizado, no nosso caso e proposta pedagógica, como aquém do esperado, posto que o público alvo, mormente, do FCM (Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes) serem numa faixa etária ainda na adolescência chegando ou saindo, cujos resultados são mais do que satisfatório
No campo do folguedo foi uma despedida, uma espécie de promo; uma festa de formatura já que os alunos o (projeto) assim encararam, visto ser o último ano na U.E e cumpriram o ritual da despedida com fotos, vídeos, danças, “agitos” e de positivo que a idade e o controle rígido do professor com auxilio dos funcionários, para evitar excessos, permitiu. Foi uma verdadeira festa, em que o destaque foi a 8M1, nesta turma a alegria era contagiante a ponto dos pais que estavam presentes fazerem questão de ver o espaço Halloween nos contos de Machado de Assis do grupo. Aqui sobrou e transbordou felicidade, animação, alegria e juventude. Nos corredores do Estabelecimento a menção a turma era constante
A 8M2 e 8M3 forma a gastronomia por conta da quantidade e tamanho das guloseimas. As quantidades de doces e salgados eram de notar, de provocar água na boca em face das delicias expostas. Na 8M3 os alunos não conseguiram consumir o bolo de 3 camadas que levaram, além da quantidade de salgados e doces à mesa. Sem exagero a escola se tornou uma “doceria” diante da quantidade, sendo compartilhado com os pais presentes.
A 8V4 brindou com a imaginação e cooperação, posto que alunos que não são dados a cooperação forma o show do dia. Impressionante como jovens que durante o ano aulas de inglês com: vídeos, slides, pesquisa virtual, gincana virtual de inglês, pesquisa de campo em inglês, clips de inglês não foram motivadores, e mais que de repente compareceu e fez a diferença na participação, ajuda.
Alguém pode perguntar não houve nenhum incidente ou algo que atrapalhou? A reposta é sim, houve um pequeno desentendimento entre o rapaz X e a moça Y por desavenças antigas e que os colegas trataram logo de resolver e chamar o professor para melhorar a intermediação do conflito. Costumo dizer que a escola é um reflexo (não estou a dizer que é uma expressão minha) da sociedade e que irão repetir fenômeno dela na escola. Logo, seria risível afirmar que negatividade zero. Se for considerado a quantidade e o tempo do projeto 3 etapas, ou seja dois sábados e uma quarta-feira: tudo ocorreu tranqüilamente. Foi um grande aprendizado.
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