Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

sábado, 23 de agosto de 2008

Ministério Público no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes

"APRESENTAÇÃO"
REUNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO: COMBATER A EVASÃO
"A educação é direito de toda criança e adolescente e dever do Estado. Neste sentido, a sua efetividade não se resume ao simples acesso a uma vaga, mas também à permanência, ao regresso e ao sucesso.

Não obstante, o censo demográfico 2000, publicado no Relatório da Situação da Infância e Adolescência Brasileira, através do UNICEF, revelou que, no Estado da Bahia, consta o quantitativo de 6,89% de crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 14 anos de idade, fora da escola, registrando o alto percentual de 19,49% de não alfabetizados. Na faixa etária de 12 a 17 anos o percentual dos que não freqüentam escola sobe para 13,95% e 6,98% não são alfabetizados. Tais índices revelam a incontestável evasão escolar e nos dão visibilidade do grande desafio no sentido do esforço conjunto que deverá ser levado a efeito, viabilizando-se a redução de tais percentuais e assegurando-se a efetividade do direito à educação preconizado na Carta Magna. Mudar este quadro é o desafio de um Ministério Público comprometido com o resgate da cidadania das crianças e dos adolescentes.


A Coordenação do CAOPJ da Infância e Juventude buscou exemplos de trabalhos semelhantes, realizados em outros estados, e elaborou todos os modelos necessários à implantação integral do programa de combate à evasão escolar, os quais se encontram disponíveis no presente manual.

Vale citar o ensinamento do professor Paulo Afonso Garrido de Paula, em seu artigo EDUCAÇÃO, DIREITO E CIDADANIA, que traduz em sua palavra final: “Garantidas a vida e a saúde de uma pessoa, a educação representa o bem mais valioso da existência humana, porquanto confere a possibilidade de influir para que os demais direitos se materializem e prevaleçam. Somente reivindica aquele que conhece, que tem informação, saber, instrução, e, portanto, cria e domina meios capazes de levar transformações à sua própria vida e historia. SE A IGNORÂNCIA É A PRINCIPAL ARMA DOS EXPLORADORES, A EDUCAÇÃO É O INSTRUMENTO PARA A TRANSPOSIÇÃO DA MARGINALIDADE PARA A CIDADANIA, ÚNICA MEDIDA DO DESENVOLVIMENTO DE UM POVO.



Inexiste algo mais nobre do que socializar o conhecimento, de vez que aquele que ensina aprende o real sentido do saber, e aquele que aprende ensina o verdadeiro propósito de educar”. (grifos acrescentados) “CIDADANIA SE APRENDE NA ESCOLA. A BAHIA PODE. O MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ ACONTECER”. PRESENTE GARANTINDO O FUTUROPrograma de Combate à Evasão Escolar


Salvador, 16 de julho de 2004.

Achiles de Jesus Siquara FilhoProcurador Geral de Justiça
Lícia Maria de OliveiraCoordenadora do CAOPJ da Infância e Juventude
Marly Barreto de AndradePromotora de Justiça da Infância e JuventudeColaboradora.
Acordo de Cooperação - Programa Presente Garantindo o Futuro
Seminário de Combate à Evasão Escolar
Programa Presente Garantindo o Futuro
Anúncio de Jornal
Cartaz
Cartilha
Folder - Frente e Verso
Video"

RELACIONADO
Páginas do projeto para leitura fácil

Página 01: Programação do Projeto.

Página 02 Perguntas Mais Freqüentes.

Página 03:Perguntas Mais Freqüentes.

Página 04: Perguntas Mais Freqüentes.

Página 05: Perguntas Mais Freqüentes.

Página 06: Perguntas Mais Freqüentes.

Página 07 Perguntas Mais Freqüentes.

Página 08:Perguntas Mais Freqüentes.

Página 09: Perguntas Mais Freqüentes.

Página 10: Perguntas Mais Freqüentes.

Página 11: Perguntas Mais Freqüentes.

EXTRAÍDO DO SITE DO MP-BA.


PARA MAIS DETALHES ACESSE: http://www.mp.ba.gov.br/

_ _ _ _ _ _ _ _
------------------



MINISTÉRIO PÚBLICO NO COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEIÇÃO
MENEZES
CONVIDADOS: ESCOLA ESTADUAL ROBERTO SANTOS (1ª
GRAU), COLÉGIO ESTADUAL ROBERTO
SANTOS(
2ª GRAU) E COMUNIDADE. VEJA: [REUNIÃO]
[
FOTOS] [SITE]. TEMA: EVASÃO ESCOLAR. DIA 22/08/2008. DAS 9h30
até 11h45.

Nenhum comentário: