Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

APOSENTADORIA PROFESSOR HORTÊNSIA

PROFESSORA HORTÊNCIA A NOSSA HOMENAGEM!
O Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes teve como sua primeira diretora a professora Hortência Sacramento Nascimento no 1997. Foi Hortência a fundadora, a responsável pala feitura do colégio: busca de pessoal desde os vice-diretores, passando pelos professores, secretário escolar até o pessoal de apóio e administrativo
GRANDE APÓIO EM PROJETOS COM O HALLOWEEN NA TERRA DO SACI PERERÊ
Coube a professora Hortênsia treinar todo pessoal da secretaria da escola, pois alguns jamais trabalharam numa função que lida com documentação oficial, notas de alunos, freqüência de pessoal, arquivamentos, tombamentos e diversas tarefas burocráticas
NO CLIP DE INGLÊS PAZ NA ESCOLA
Naquela época tanto professores quanto funcionários eram ou estagiários, ou estavam em início de carreira. Pessoas que ainda não tinham habilidade para lidar com alunos que chegavam ao colégio. Cabiam, portanto, à diretora equacionar os conflitos que surgiam. Cabia-lhe, também, muitas vezes ensinar como gerenciar situações diversas. E para isso promovia reuniões, inclusive com parcerias com a UNEB.
PROJETO PAZ NA ESCOLA
Sua fixação na buscar de meios e modos para a uma escola cada vez mais profissional, procurava avidamente por cursos, seminários, treinamentos e assemelhados que dessem suporte para qualificação e requalificação. E sempre que surgia uma oportunidade estava, ela, encaminhando professores e funcionários para fazer cursos: atualização, gestão, sensibilização e muitos outros. Hortência procurava contemplar a todos os professores e funcionários nesses cursos. Certa vez, em um curso EAD ministrado pela UNB, ela inscreveu quase 80 por cento dos docentes; o que causou reboliço, porque havia um ou outro que não queria tomar o curso por está fazendo atividades. Isto é uma demonstração da sede dela para capacitar, qualificar e valorizar os professores e funcionários. Em uma reunião ela esclareceu que o fizera com todos pela relevância da temática: novas metodologias, e finalmente, porque, quando ela soubera pela SEC encerrava-se naquele dia. Assim para não perder aquela grande oportunidade fez a inscrição do maior número de educadores.
NOSSOS ETERNOS ALUNOS
Pelo fato de Perceber que a qualidade da escola está ligada a formação docente, procurou incentivar, flexibilizar horários para os professores cursistas. Ao fazer os horários à coordenação priorizava aqueles esses docentes. Vale um parêntese digno de nota que é o da professora Célia Augusta coordenadora. Ela quando não conseguia contemplar o horário num determinado dia da semana, simplesmente substitui o professor na sala. Realmente educação é trabalho de equipe. A atitude de Hortencia facilitou educadores a planificar cursos e outros a concluir ou iniciar a graduação; assim como na pós-graduação.

Em uma conversa informal, com professores e funcionários, foi possível traçar um pouco da Hortência diretora: " boa administradora, exigente no sentido de atender bem aos alunos, pais e necessidades dos professores. Sempre que possível inspecionava a sala dos professores, sala de aula. Acompanhava de perto as questões pedagógicas, buscava soluções institucional para aquilo que fugia da competência da escola."
"Estabelecia um vinculo de confiança com os funcionários e está confiança aumentava na medida do desempenho de cada um. Ela não admitia a quebra do vínculo da confiança, chamava a pessoa na sala dela e enumera detalhadamente cada falha e apontava qual seria a atitude e o caminho correto. Ela queria o certo. Erro para ela é um vocábulo do atraso e ao mesmo tempo o parâmetro para não mais cometê-lo. Algumas palavras ela não gostava de ouvir: "não sei, não vi, esqueci". Dizia ela: "quem não sabe, aprende. Quem não viu, procure que vai encontrar. Quem esqueceu, vai se lembrar.". Cobrava sempre o profissionalismo, a continua busca da excelência com paciência. Ela sempre alertava: "não adianta pressa. Documentação requer paciência ou vai ter de fazer tudo novamente, porque a SEC devolve, logo vamos fazer certo e só uma vez".
No trato com aluno é uma grande e majestosa educadora. Certa vez ela presenciou um funcionário aos berros com um aluno, ficou de longe observando e foi-se aproximando aos poucos. O funcionário parou e explicou que aquele rapaz era isso, era aquilo. Intermediou, ela, o problema. Pediu desculpas para o aluno em nome da escola, convidou o funcionário até a sala dela e fez o funcionário refletir: "você gostaria de ver seu filho ou filha ser assim tratado, aos berros? Está certo? Estamos aqui para educar ou não? O senhor já esqueceu que é também um educador?". Este foi sempre o estilo Hortênsia de lidar com os colegas de trabalho.

Hoje estamos aqui para reverenciar uma pessoa "que é comprometida com o trabalho de educar, um diretora exerceu muito bem o seu papel , que sabia direcionar os trabalhos com funcionários. Uma educadora que tratava cordialmente os alunos, uma profissional que dedicava quase 24 horas do seu dia para a escola. Não havia sábado ou domingo que lá estava ela com algo da escola resolvendo", dizem os funcionários.

E queremos nesta simples homenagem congratular Hortênsia uma grande professora, diretora e amiga. Saiba que muitos, mais muitos sentem saudades de você; assim como de outros que por aqui passam e deixam algo de bom. Parabéns professora Hortência!


ÍNDICES PARA BUCA RÁPIDA

Nenhum comentário: