COLÉGIO
ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEIÇÃO MENEZES
1. DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS
1.1 - Este Regulamento
dispõe sobre a organização da VIII GINCANA do Colégio Estadual Francisco da
Conceição Menezes, e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente
instituída pela direção da escola.
1.2 - Todas as pessoas
que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições
deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste
documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com
o apoio imperioso das equipes.
1.3 - É de
responsabilidade do Coordenador da equipe a ampla divulgação junto aos
integrantes de sua equipe.
2. DA COMISSÃO
ORGANIZADORA
2.1 - Compõem a
Comissão Organizadora: Sayonara Mutti, Walmir Santana, Rita Coutinho, Célia
Augusta, Ana Borges E Maria Nina
3. DOS OBJETIVOS DA
GINCANA
A gincana procura atender aos seguintes
objetivos:
3.1 – OBJETIVO GERAL:
3.1.1 – Estimular o
desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer,
aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e
aprender a transcender.
3.2 – OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
3.2.1 - Promover a
integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade
oportunizando a integração escola, família e comunidade.
3.2.2 – Desenvolver os
valores ético-cristãos, exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o
meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.
3.2.3 - Desenvolver o
espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do
cidadão;
3.2.4 - Desenvolver
aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
3.2.5 - Exercitar o
espírito de liderança e motivação.
4. DAS OBRIGAÇÕES DAS
EQUIPES
4.1 - Preparar-se e empenhar-se, membro a
membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola,
formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.
4.2 - Estar ciente de
que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o
caso, das seguintes pessoas:
• Coordenadores da equipe;
• Executores das
Tarefas.
OBS: Somente os líderes
das equipes terão acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando
da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes
4.3 – Os participantes das equipes deverão
estar, durante as etapas da gincana, devidamente uniformizados ( camisa da
gincana ou farda).
4.4- Os alunos
participantes da gincana não poderão ingerir ou portar bebidas alcoólicas e/ou
similares no Colégio ou fora dele sob pena de eliminação do aluno na gincana,
além de serem passíveis de punição pelo Colégio.
4.5- Cada líder deverá estar com um crachá de
identificação.
4.6 - A equipe deverá
indicar algum membro para observar os pertences possivelmente esquecidos no
local das tarefas. A escola não se responsabilizará por objetos esquecidos,
deixados ou perdidos no colégio ou na quadra onde ocorrerá a gincana, bem como
por aqueles tomados por empréstimo de outra(s) pessoa(s).
4.7- Serão exigidas
honestidade, lealdade e firmeza dos membros da equipe. O respeito entre os
componentes será de suma importância. Brigas ou discussões que perturbem a
ordem e a segurança dos membros das equipes ou de alunos e seus familiares, ou
que comprometam o bom nome do Colégio, resultarão na suspensão e/ou eliminação
da equipe.
5. DAS PENALIDADES
ADICIONAIS
5.1 - As equipes poderão perder pontos no caso
de:
• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio
de qualquer artifício (inclusive barulho com instrumentos). Poderá perder até o
total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora).
• Ultrapassar em 2
(dois) minutos o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
• Pichar ou riscar muros e instalações do
local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis etc: desclassificação
sumária (decisão irrecorrível).
6- DA PREMIAÇÃO DAS
EQUIPES
6.1 - As Equipes vencedoras serão aquelas que
somarem o maior números de pontos, respectivamente em 1º, 2º , 3º e 4º lugares.
6.2- 1°lugar 2,0 na IV unidade , 2°lugar 1,5 na IV
unidade , 3°lugar 1,0 na IV unidade
4°lugar 0,5 na IV unidade
7. DOS CASOS OMISSOS NO
REGULAMENTO
7.1 – A comissão
julgadora, devidamente assessorada pela comissão organizadora, decidirá os
casos omissos por este regulamento, quando provocado por recursos escritos ou
observados pela comissão organizadora.
8. DAS TAREFAS DA GINCANA
A nossa Gincana é
composta de 3 conjunto de tarefas:
Tarefas normais –
aquelas entregues às equipes no ato de sua inscrição, a serem executadas durante
o trabalho da gincana. EX. Hino
Tarefas Especiais –
aquelas que deverão ser cumpridas antes dos trabalhos da gincana. Ex. Notas
Fiscais
Tarefas Surpresas e
Tarefa Relâmpago – aquelas conhecidas pelos participantes apenas no decorrer
dos trabalhos da Gincana.
9.
DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES DA GINCANA
EQUIPE
1( ) : 6º ANO AM, 6º ANO CV, 7º ANO BV, 8º ANO CM, 9º
ANO AV, 8º ANO DM
COORDENADORES:
EQUIPE
2 ( VERDE ) : 6º ANO BM, 7º ANO CM, 7º
ANO AV 8º ANO AV, 9º ANO AM
COORDENADORES:
JÉSSICA MAIA E FLÁVIA CAFROLINE
EQUIPE
3 (AZUL ) : 6º ANO AV, 7º ANO BM, 8º ANO BM, 9º ANO CM, TJ3
COORDENADORES:
EQUIPE
4( BRANCA ) : 6º ANO BV, 7º ANO AM , 8º ANO AM, 9º ANO BM, TJ4
COORDENADORES:
LETÍCIA LIMA E PAULA SOARES
TAREFAS ANTECIPADAS (
NORMAIS E ESPECIAIS)
TAREFA 01
CRIANDO UM BLOG: Blog é um diário online. Uma
das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu
conteúdo sem a necessidade de saber como são contribuídas páginas na internet,
ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Sabendo disto, cada equipe
deverá criar o “blog da sua equipe”, onde as turmas que compõem a equipe deverão
ser apresentadas e deverão ser
registradas as atividades desenvolvidas (cumprimento de tarefas, ensaios,
pesquisas,etc.) deverão ser divulgadas, além de patrocinadores (exceto bebidas
alcoólicas, cigarros, partidos políticos e candidatos políticos e motel ou
outro conteúdo erótico). O ENDEREÇO DO Blog deverá ser fornecido à Comissão
Organizadora até o dia que antecede o começo da Gincana para que o mesmo possa
ser acessado.
Obs: Os jurados estarão
acessando os respectivos blogs a fim de que conhecer melhor as equipes e votar
no blog mais criativo e completo seguindo a pontuação.
Tarefa comprida 1.000 + a classificação
1º 500 2º
400 3º 300 4º 200
TAREFA 02
Criar uma apresentação
artística de samba de acordo com a década sorteada.
A equipe deverá falar
brevemente sobre a sua década: os destaques, a música de maior sucesso,
cantores e compositores, fatos marcantes da época, finalizando com uma
apresentação que pode ser: canto ou dança. Década 10 ( equipe ) década 70 ( equipe )
década 90 ( equipe ) década 2010 (equipe )
Pontuação:
Tarefa comprida 1.000 +
1º 500 2º
400 3º 300 4º 200
TARFEA 03
Cada equipe deverá ter a sua mascote cujo tema é “CEM
ANOS DE SAMBA”. Pesquise sobre o tema e ache um sub-tema para seu mascote.
Pontuação:
1º 500 2º 400
3º 300 4º
200
TAREFA 04
Grito de Guerra – não deverão conter palavras de
baixo calão, palavras que ofenda membros
da sua ou de outras equipes.
Pontuação:
1º 500 2º 400
3º 300 4º
200
TAREFA 05
Cupom ou notas fiscais. A fim de ajudar
ao Instituto Hand Social da cidade de
Saubara, que resgata os meninos em situação de rua e de risco através do Jogo
de Handebol, acolhendo-os e dando-lhes oportunidades de crescer em um ambiente
acolhedor e transformador.
Mais informação acesse: MAIS INFORMAÇÕES ACESSE FACE
e conheça as ações realizadas.
As notas deverão ser organizadas em bloco de
10.
Pontuação:
1.000 pontos 5.000
notas
2.000 pontos 10.000 notas
3.000 pontos 15.000 notas
4.000 pontos 20.000 notas
5.000 pontos 25.000 notas
TAREFA 06
Cada equipe deverá
arrecadar material de limpeza
para doação a uma instituição filantrópica do bairro.
Produtos: sabão em pó 500 grs 5 pontos, alvejante 3
pontos, desinfetante 3 pontos, buchas de prato 1 ponto, Bombril pacote 2 pontos,
papel higiênico 5 pontos pacote com 4 rolos fechado
Pontuação:
1º 500 2º
400 3º 300 4º 200
TAREFA 07
Cada equipe trazer 05
mudas de árvores frutíferas de pequeno porte: laranjeira, pitanga, goiaba,
acerola, jabuticaba ou romã. ( pronta para plantar a muda viva não galho). Tem
que ser uma de cada se forem da mesma espécie vale a metade dos pontos.
Obs: para serem plantadas nos corredores entre o
Francisco e o Robertinho além da frente da escola paralelo com a diretoria.
Pontuação:
5 mudas todas de espécies diferentes 100 pontos cada
5 mudas de dois
espécies diferentes 50 pontos cada
5 mudas de da mesma espécie 25 pontos cada
TAREFA 08
Cada
equipe trará 20 mudas de plantas ornamentais de pequeno porte: Exemplo:
palmeiras de todos os tipos, chapéu de couro, onze horas, cravo dentre outras.
Excluir; boguenvile, hibisco roseiras e similares.( plantas que não sujem a rua com suas flores ou que provoquem obstruções da visibilidade.)
Obs: para plantar no canteiro da rua direta do Francisco ao Hospital. Propor parceria com o gari, Detran e a polícia militar.
Encaminhado para analise dos professores de: Geografia e Ciências para possíveis contribuições como: nomes científico entre outros.
Encaminhado a coordenação para apreciação,
Excluir; boguenvile, hibisco roseiras e similares.( plantas que não sujem a rua com suas flores ou que provoquem obstruções da visibilidade.)
Obs: para plantar no canteiro da rua direta do Francisco ao Hospital. Propor parceria com o gari, Detran e a polícia militar.
Encaminhado para analise dos professores de: Geografia e Ciências para possíveis contribuições como: nomes científico entre outros.
Encaminhado a coordenação para apreciação,
Pontuação:
Tarefa comprida
500 pontos
Tarefa incompleta
250 pontos
Tarefa relâmpago
1 - Cada equipe deverá apresentar um casal caracterizado
representando o samba do Rio de Janeiro
e um casal representando o samba da Bahia (do Recôncavo).
Pontuação:
1º 500 2º
400 3º 300 4º 200
2 – Responder as perguntas referentes aos conteúdos.
3 – Atividades Esportivas
·
A – corrida de 3 pernas
·
B – acerte o alvo.
·
C – quem conta um conto aumenta um
ponto... complete a estória
·
D – corrida da taboada
·
E – armando um quebra cabeça
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