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TRADICIONAL - Teoria educacional
1.1.1-Função da educação
é transmitir o acervo cultural da sociedade de modo formal, não permitindo a manifestação dos alunos durante a exposição dos conteúdos.
1.1.2-A escola
é o lugar onde acontece a educação, preparando assim as novas gerações para a reprodução da cultura das gerações antigas.
1.1.3-CONTEÚDO
é pronto, acabado, de cunho acadêmico, multidisciplinar e desvinculado da realidade social
1.1.4-ALUNO
é ouvinte, passivo receptor de conteúdos pré-definidos
1.1.5-PROFESSOR
é o detentor do saber, transmissão de conteúdos e possui autoridade máxima na sala de aula.
1.1.6-MÉTODOS
baseiam-se
em aulas expositivas, verbalização do conhecimento, obedecendo uma
seqüência de conteúdos pré-estabelecidos. Os alunos devem utilizar-se da
decoração e repetição para adquirem o conhecimento.
1.1.7-Avaliação
provas e testes
1.1.8-Objetivo
é
preparar intelectualmente e moralmente o educando, integrando o aluno a
tradição cultural já existente, para assumir sua posição na sociedade.
1.1.9-Teóricos
- Conte
- Snyders
TECNICISTA - Teoria educacional
2.1.1-Função da educação
está na mudanças respostas comportamentais planejadas a partir de condicionamentos que permitem levar os alunos a uma eficiente prática no trabalho
2.1.2-A escola
é a controladora social do comportamento social do comportamento humano, utilizando-se de procedimentos em condições estimuladoras à aquisição de conhecimentos.
2.1.3-CONTEÚDO
é técnico científico, transmitido pelo professor através de módulos
2.1.4-ALUNO
é receptor-aprendiz e “fixador” das informações. É controlado por leis científicas.
2.1.5-PROFESSOR
é o instrutor, controlador científico, fiscal do processo. É responsável pela aquisição do conhecimento dos alunos, a fim de que os objetivos previstos sejam alcançados.
2.1.6-MÉTODOS
ênfase nas técnicas de ensino, a individualização e procedimento que ofereçam condições a uma quantidade significativa de alunos em índice elevado de desempenho, minimizando tempo esforço e custo.
2.1.7-Avaliação
através de provas, testes e demonstração de práticas adquiridas durante o treinamento
2.1.8-Objetivo
é organizar o processo de aquisição de habilidades , atitudes e conhecimento específicos, úteis e necessários para os indivíduos se integrarem a máquina do sistema social global..
2.1.9-Teóricos
skinner
CRÍTICO SOCIAL - Teoria educacional
3.1.1-Função da educação
é desenvolver no educando capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão ativa dos conteúdos
3.1.2-A escola
é o espaço de mediação entre o individual e o social de onde resulta o saber reelaborado.
3.1.3-CONTEÚDO
é científico e de temas significativos, que desenvolvam habilidades e conhecimentos.
3.1.4-ALUNO
tem uma posição ativa e independente, participativa na formulação dos conceitos básicos sobre os conteúdos abordados
3.1.5-PROFESSOR
é o mediador no processo ensino-aprendizagem.
3.1.6-MÉTODOS
é a auto-atividade baseada na prática social concreta do aluno
3.1.7-Avaliação
é realizada verificando-se o domínio de conteúdos científicos, habilidades e hábitos de modo a irem formando a consciência crítica face as realidades sociais
3.1.8-Objetivo
é preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições,
3.1.9-Teóricos
SÓCIO INTERACIONISTA - Teoria educacional
4.1.1-Função da educação
é desenvolver a capacidade do aluno em resolver problemas, a partir de situações desequilibradoras, onde os alunos enfrentam desafios
4.1.2-A escola
é o ambiente de reforma social, inserida num contexto histórico de determinada sociedade, onde o aluno constrói o conhecimento individualmente e de acordo com o seu estágio de desenvolvimento. A sua funcão é de ensinar aprender a aprender
4.1.3-CONTEÚDO
é voltado para o contexto social e articulados em experiências interdisciplinares, não dispensando os conteúdos científicos.
4.1.4-ALUNO
é ativo e construtor do conhecimento a partir da interação sujeito-objeto
4.1.5-PROFESSOR
é mediador e educador ao mesmo tempo
4.1.6-MÉTODOS
baseia-se em atividade onde os alunos produzem, constroem e reelaboram conceitos individualmente através de auto-atividade
4.1.7-Avaliação
é processual, observando-se o desempenho individual de cada aluno nas atividades propostas, no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
4.1.8-Objetivo
é proporcionar a construção do conhecimento através da interação sujeito-objeto, respeitando os estágios de desenvolvimento em que se encontra o sujeito da aprendizagem, levando-os à construção de estruturas intelectuais mais equilibradas, permitindo a interiorização ao meio físico e social, autonomia e a metacognicão.
4.1.9-Teóricos
Piaget, Vygotsky e wallon
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