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segunda-feira, 24 de março de 2014

Teoria Educacional: Tradicional, Tecnicista, Crítico Social, Sócio Interacional

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TRADICIONAL - Teoria educacional


        1.1.1-Função da educação

é transmitir o acervo cultural da sociedade de  modo formal, não permitindo a manifestação dos alunos durante a exposição dos conteúdos.
        1.1.2-A escola
é o lugar onde acontece a  educação, preparando assim as novas gerações para a reprodução da cultura das gerações antigas.
        1.1.3-CONTEÚDO
é pronto, acabado, de cunho acadêmico, multidisciplinar e desvinculado da realidade social
        1.1.4-ALUNO
é ouvinte, passivo receptor de conteúdos pré-definidos
        1.1.5-PROFESSOR
é o detentor do saber, transmissão de conteúdos e possui autoridade máxima na sala de aula.
        1.1.6-MÉTODOS
baseiam-se em aulas expositivas, verbalização do conhecimento, obedecendo uma seqüência de conteúdos pré-estabelecidos. Os alunos devem utilizar-se da decoração e repetição para adquirem o conhecimento.
        1.1.7-Avaliação
provas e testes
        1.1.8-Objetivo
é preparar intelectualmente e moralmente o educando, integrando o aluno a tradição cultural já existente, para assumir sua posição na sociedade.
        1.1.9-Teóricos
    - Conte
    - Snyders


TECNICISTA - Teoria educacional
        2.1.1-Função da educação
está na mudanças respostas comportamentais planejadas a partir de condicionamentos que permitem levar os alunos a uma eficiente prática no trabalho
        2.1.2-A escola
é a controladora social do comportamento social do comportamento humano, utilizando-se de procedimentos em condições  estimuladoras à aquisição de conhecimentos.
        2.1.3-CONTEÚDO
é técnico científico, transmitido pelo professor através de módulos
        2.1.4-ALUNO
é receptor-aprendiz e “fixador” das informações. É controlado por leis científicas.
        2.1.5-PROFESSOR
é o instrutor, controlador científico, fiscal do processo.  É responsável pela aquisição do conhecimento dos alunos, a fim de que os objetivos previstos sejam alcançados.
        2.1.6-MÉTODOS
ênfase nas técnicas de ensino, a individualização e procedimento que  ofereçam condições a uma quantidade significativa de alunos em índice elevado de desempenho, minimizando tempo esforço e custo.
        2.1.7-Avaliação
através de provas, testes e demonstração de práticas adquiridas durante o treinamento
        2.1.8-Objetivo
é organizar  o processo de aquisição de habilidades , atitudes e conhecimento específicos, úteis e necessários para os indivíduos se integrarem a máquina do sistema social global..
        2.1.9-Teóricos
skinner



CRÍTICO SOCIAL - Teoria educacional
        3.1.1-Função da educação
é desenvolver no educando capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão ativa dos conteúdos
        3.1.2-A escola
é o espaço de mediação entre o individual e o social de onde resulta o saber reelaborado.
        3.1.3-CONTEÚDO
é científico e de temas significativos, que desenvolvam habilidades e conhecimentos.
        3.1.4-ALUNO
tem uma posição ativa e independente, participativa na formulação dos conceitos básicos sobre os conteúdos abordados
        3.1.5-PROFESSOR
é o mediador no processo ensino-aprendizagem.
        3.1.6-MÉTODOS
é a auto-atividade baseada na prática social concreta do aluno
        3.1.7-Avaliação
é realizada verificando-se o domínio de conteúdos científicos, habilidades e hábitos de modo a irem formando a consciência crítica face as realidades sociais
        3.1.8-Objetivo
é preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições,
        3.1.9-Teóricos

SÓCIO INTERACIONISTA - Teoria educacional
        4.1.1-Função da educação
é desenvolver a capacidade do aluno em resolver problemas, a partir de situações desequilibradoras, onde os alunos enfrentam desafios
        4.1.2-A escola
é o ambiente de reforma social, inserida num contexto histórico de determinada sociedade, onde o aluno constrói o conhecimento individualmente e de acordo com o seu estágio de desenvolvimento. A sua funcão é de ensinar aprender a aprender
        4.1.3-CONTEÚDO
é voltado para o contexto social e articulados em experiências interdisciplinares, não dispensando os conteúdos científicos.
        4.1.4-ALUNO
é ativo e construtor do conhecimento a partir da interação sujeito-objeto
        4.1.5-PROFESSOR
é mediador e educador ao mesmo tempo
        4.1.6-MÉTODOS
baseia-se em atividade onde os alunos produzem, constroem e reelaboram conceitos individualmente através de auto-atividade
        4.1.7-Avaliação
é processual, observando-se o desempenho individual de cada aluno nas atividades propostas, no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
        4.1.8-Objetivo
é proporcionar a construção do conhecimento através da interação sujeito-objeto, respeitando os estágios de desenvolvimento em que se encontra o sujeito da aprendizagem, levando-os à construção de estruturas intelectuais mais equilibradas, permitindo a interiorização ao meio físico e social, autonomia e a metacognicão.
        4.1.9-Teóricos

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