NEGRA 2009. COORDENAÇÃO DA
PROFESSORA ANA CRISTINA [AQUI]
►►►
►+Educação
VÍDEO 4: 0692 INFORMAÇÕES DO PROJETO NO FCM
Para compreensão do que é mais educação foi necessário convidar a professora Rita Ribeiro, coordenadora do projeto para o Colégio Estadual Francisco da conceição Menezes. É interessante lembrar nesta unidade de ensino estão os projetos: segundo tempo, escola aberta, jovem trabalhador e oficinas comunitárias; porém hoje o foco é o mais educação.
Por problemas com o áudio far-se-á a transcrição de trechos, com opinião redigida pela educadora.
►O que é o Projeto Mais Educação?
R= Tem como objetivo otimizar as ações e os investimentos, já existentes no país, para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.
►Quem é seu público alvo?
R= É direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico - criado por meio de Portaria Normativa Interministerial
►Quem atua na formulação do Projeto?
R= Quatro ministérios irão atuar conjuntamente na formulação das políticas públicas do Programa - Educação (MEC), Cultura (MinC ), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Esporte (ME). Foi instituído para coordenar as políticas sociais existentes na área da educação integral no país, tais como: as atividades extraclasses de educação ambiental, de lazer, esporte e atividades culturais.
►Qual a idéia, o que propõe o Projeto?
R= A idéia é levar o projeto prioritariamente às comunidades com acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população. “Pretende-se reverter não só os índices sociais negativos, mas também as condições miseráveis que podem se agravar em violência e desagregação social generalizada”, comentou o assessor da Secretaria Executiva do MinC, Afonso Luz, articulador do ministério na implementação do Programa Mais Educação.
TRANSCRIÇÃO ECOMPLEMENTAÇÃO DO ÁUDIO
Professora Rita Fala: o mais educação “é uma forma de educar com ... nova visão de educação”. Que buscam ações complementares a fim de tornar a educação mais presente na vida dos jovens. “O nosso projeto (no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes) oferece almoço e funciona no turno oposto, vespertino. Os cursos são: letramento, matemática, informática básica, judô, software e rádio”.
“Houve um desenvolvimento excelente dos aprendizes em relação ao ensino-aprendizagem”, ou seja, com o projeto a resposta dos alunos tornou-se mais positiva. O fato de virem pela manhã e ficarem a tarde no colégio proporcionaram relacionamentos mais amistosos, companheiros e participativos.
Após o almoço, conforme está no vídeo, os alunos compartilham o almoço juntos, fazem atividades orientada pela educadora, de modo que eles diminuam o stress do dia; e ao mesmo tempo preparando eles para as atividades do vespertino.
Os monitores são universitários vindos de instituições como: CEFET, UNIJORGE, UNEB, UFBA e são orientados pela professora Rita Ribeiro que faz todo o acompanhamento didático-pedagògico. Cabe a profa. Rita Ribeiro analisar as contratações, guarda, controle e manutenção de todo material do projeto.
A professora Rita Ribeiro afirma que “nossos professores contribuíram para o desenvolvimento do Projeto, incentivando as turmas. Nossos sinceros agradecimentos aos professores: Ana Cristina (educação física); Ademildes. Telma e Lícia Alves (língua portuguesa); Walmir Santana e Elaine (língua inglês), Ritaildes e Matildes (matemática), Maria Nina (história) e Mª Fátima (geografia), Rita Coutinho e Ana Borges (ciências físicas e biológicas), e Lícia (estudo religioso)”
Continua agradecendo: “aos funcionários e todos aqueles que contribuíram diretamente ou indiretamente.”
Respostas com base.
Nenhum comentário:
Postar um comentário